Só quem já recebeu um produto que comprou pela internet que chegou danificado, sabe como isso é desagradável. Esse tipo de transtorno é um pesadelo para muitos vendedores online e prejudica a reputação da loja, além de gerar gastos complementares.
Sabemos que uma encomenda pode sofrer avarias durante o trajeto até o destinatário. Então, embalar de forma correta os itens enviados é a melhor forma de garantir que a entrega será feita da melhor forma. Confira algumas dicas para embalar os produtos que serão postados!
Tipos de embalagem na logística
Primeiro, vamos saber como é feita a classificação das embalagens no ramo logístico:
Primária
São embalagens que estão em contato direto com o produto. Podemos usar como exemplo, um pote de margarina. Neste caso, o plástico é a embalagem primária.
Secundária
São embalagens que armazenam e protegem as embalagens primárias. Um exemplo é a caixa de papelão que envolve um tubo de pasta de dentes.
Terciárias
Embalagens voltadas para o transporte de poucas quantidades. Podemos usar como exemplo os engradados de garrafas.
Quaternárias
Abrange várias unidades, facilitando bastante o processo logístico. Pode ser representada pelo o palete.
Quinto nível
Utilizado a nível logístico portuário. Utilizado para transporte em grandes distâncias, comporta um número absurdamente superior aos demais. É o caso dos conteiners.
Escolhendo a embalagem
Um dos elementos mais importantes na experiência do cliente com a entrega, é a embalagem. O material que ela é feita, além da sua aparência, pode contar muito para a opinião do cliente e a segurança do produto.
Sabemos que existe uma infinidade de caixas e embalagens que podem ser utilizadas na hora de enviar um produto ao destinatário.
Portanto, é preciso escolher com atenção o material e o tamanho que será utilizado para a sua produção.
A opção mais utilizada são as famosas caixas de papelão, porém ela não é indicada para realizar o envio de produtos frágeis. Neste caso, use plástico-bolha para embalar os itens.
Outra embalagem que pode ser uma alternativa é a caixa de madeira. Ela é construída ao redor do produto, para que ele seja imobilizado. Isso evita que os itens sejam danificados por batidas ou movimentos bruscos.
Acomodando os produtos na embalagem
Sabemos que a aparência da embalagem é importante, mas é preciso cuidar da segurança da mercadoria. Espaços vazios permitem que o produto se movimente, aumentando as chances dele se chocar com outros elementos e quebrar.
Vamos listar algumas alternativas para você distribuir os produtos dentro da caixa, sem correr o risco de danificá-los:
Caixas com berço
Essa embalagem apresenta um compartimento interno, feito especialmente para acomodar diversos itens, como garrafas, taças e copos. Podem ser confeccionados com espuma, EVA, papel cartão e madeira.
Jornal
Uma ótima opção, por se tratar de um produto barato e extremamente útil. Geralmente utilizado para a proteção de canecas, copos e vasos.
Plástico bolha
O material mais utilizado para garantir um transporte seguro. Com um ótimo custo-benefício, o plástico-bolha é perfeito para o envio de produtos eletrônicos e bijuterias.
Sinalizando da forma correta a embalagem
Para que o entregador possa tomar os devidos cuidados com a sua remessa, sinalizar a embalagem de forma correta é fundamental.
Então, utilize etiquetas ou fitas adesivas comunicando a fragilidade do conteúdo da caixa. Não encontrou? Escreva com pincel atômico na lateral da embalagem essa informação.
Outra recomendação é avisar ao entregador que se trata de um objeto frágil e que necessita de um manuseio mais cuidadoso.
E aí. Curtiu as dicas que damos para você evitar que os seus produtos sejam danificados durante a remessa?
Para mais conselhos sobre o ramo logístico, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais!
Comentarii