Você sabia que o Brasil, atualmente, tem cerca de 5 milhões de MEI’s, mas apenas 50 mil realizam vendas online? Bem pouco, não é mesmo? Em virtude disso, as plataformas digitais de comércio tem ganho maior destaque entre lojistas e vendedores que querem ingressar no e-commerce, sendo o Parceiro Magalu uma das mais utilizadas. Resolvemos bater um papo com a Mariana Costriota, gerente de e-commerce do Magazine Luiza, para você saber mais sobre esse marketplace.
Sobre o Magazine Luiza
Uma das maiores empresas do Brasil, a rede varejista com mais de 1000 lojas em 18 estados, o Magazine Luiza, passou por uma reformulação que permitiu que 50% do seu faturamento do ano de 2019, fosse proveniente da plataforma digital.
A rede conta com mais de 30 mil lojas conectadas e mais de 25 milhões de clientes da plataforma, além de ter um crescimento durante o período de quarentena de 214% e ser uma das varejistas mais queridas nas redes sociais.
Com a crise ocasionada pelo surto de coronavírus, ela se tornou a marca mais lembrada durante esse período, através de ações realizadas. Uma das mais conhecidas é o Parceiro Magalu.
O que e o Parceiro Magalu?
É muito mais que um marketplace. É uma plataforma de gestão simplificada de vendas que tem como uma de suas funcionalidades, vender o estoque dos lojistas dentro do Magazine Luiza, aumentando as possibilidades da venda de qualquer lojista, mesmo que ele esteja com as portas da sua loja física fechadas. Os produtos ficam a disposição dos consumidores no site, no aplicativo e na mão dos mais de 20 mil vendedores do grupo.
Quais são as vantagens e benefícios do Parceiro Magalu?
Ao utilizar esse marketplace, o seller pode contar com várias vantagens e benefícios. Vamos falar um pouco sobre eles:
Sem investimento inicial
O vendedor não precisa gastar com mensalidades ou planos. Ele faz o cadastro e ganha gratuitamente um canal de vendas.
Logística
O seu cliente recebe mais rápido, com a logística do Magalu Entregas, com o valor do frete as custas do cliente ou do Magazine Luiza (em casos de frete grátis).
Faturamento
Fature de forma gratuita. Se você tem A1, Sempres Nacional ou ME, pode utilizar o faturador, economizando tempo e dinheiro.
Geolocalização
Com a plataforma do Magalu, os seus produtos abrangem uma área maior, com clientes em qualquer lugar do Brasil.
Controle de vendas
Tenha os dados das vendas do seu negócio em tempo real.
Treinamentos e operações
Conte com treinamentos ao vivo, vídeos tutoriais no youtube, além de suporte técnico com retorno em até 48h.
Como vender no Magalu?
Para comercializar o seu catálogo de produtos neste marketplace, é necessário seguir alguns critérios do Magazine Luiza, como:
Emitir nota fiscal;
Ter apenas produtos elegíveis à postagem pelos correios;
Comercializar apenas produtos (não sendo possível prestar serviços);
Ter CNPJ com mais de 3 meses;
Postar as encomendas em até 48h (para manter o padrão Magalu de entrega);
Possuir conta bancária para realizar o repasse.
Atendendo os requisitos, é dado início às etapas para que o seller possa cadastrar e validar os seus produtos na plataforma:
Importante: Produtos sem nota fiscal; falsificados; de origem ilícita ou ilegal e itens usados não podem ser negociados pelo Magalu.
Como é feita a comissão?
A comissão é de 12,8% (16% para a categoria moda), mas há uma campanha promocional que permite que a comissão fixa de 3,9% para todas as categorias até o dia 31/10/2020. Não deixe de aproveitar!
5 dicas para vender mais no Parceiro Magalu:
Tenha um mix de produtos bem elaborados, com preço competitivo e sempre confira o seu estoque para não sofrer com a falta de itens;
Deixe os seus anúncios com a maior quantidade possível de informações;
Use diversas imagens (de alta qualidade e com fundo branco), mostrando todos os ângulos do produto;
Quanto mais produtos cadastrados, maior é a possibilidade de vendas;
Um bom serviço de pós-venda faz toda a diferença.
Que tal usar o Parceiro Magalu para aumentar as suas vendas no meio digital? Esse assunto foi abordado na SGPweb Conference 2020, um evento que contou com grandes nomes do comércio eletrônico nacional e internacional. Perdeu a data? Não tem problema! Você pode conferir o evento completo em nosso canal do youtube, clicando aqui.
Commentaires